Notícias

  • 10
  • out
  • 2017

I Seminário de Direitos Humanos, Saúde Mental e Medicalização acontece na UFRN

Acontece na UFRN, entre os dias 13 e 14 de novembro, o I Seminário de Direitos Humanos, Saúde Mental e Medicalização. O evento tem como objetivos promover espaços de reflexão, debate e troca de experiências acerca da medicalização, propiciando a comunicação científica e a produção de conhecimentos interdisciplinares nesta temática. Para tanto, propõe-se a aproximar acadêmicos, usuários, profissionais e gestores das redes de saúde, assistência social e educação, ao reconhecer a medicalização como fenômeno transversal a essas e outras áreas de atuação.

A medicalização da vida consiste na transformação de questões sociais, políticas e culturais, comportamentos e sentimentos, que são complexos e multifatoriais, em transtornos psiquiátricos ou outras doenças, sob um determinismo biológico, sendo que o tratamento pode ter o uso de medicamentos controlados ou não. As concepções e práticas medicalizantes se apresenta de modo importante e alarmante, sobretudo quando acometem aqueles em situações de vulnerabilidade.

O seminário contará com a realização de conferências, mesas redondas, debates e atividades culturais, assim como a formação de um grupo de trabalho que objetivará articular os movimentos sociais e instituições atuantes nesta temática de modo a construir propostas a serem incorporadas pelas políticas públicas como forma de enfrentamento à medicalização e à violação de direitos humanos.

Serviço:

Local: Auditório da Educação Física
Organização: financiamento da UFRN e do CRPRN, com apoio da Plural e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.
Inscrições: gratuitas
!!! INSCRIÇÕES ABERTAS !!!
Página pública do evento no SIGAA:
https://sigaa.ufrn.br/…/paginaListaPeriodosInscricoesAtivid…
Para realizar sua inscrição, siga o caminho:
1- Acesse sigaa.ufrn.br;
2- Crie um usuário e senha (caso ainda não possua);
3- Vá ao menu “Extensão”;
4- Clique em “Visualizar Cursos ou Eventos”;
5- Após encontrar o nome do Seminário na lista, clique em “Inscrever-se” e confirme.
Temos 150 vagas, abertas à comunidade interna e externa.
Após terminar o processo no SIGAA, sua inscrição será registrada como “pendente”, faltando apenas a aprovação pela coordenação do Seminário.
A programação divulgada ainda é PRELIMINAR, então acompanhem as novidades que serão divulgadas pelo Facebook.
O Seminário será realizado na UFRN, mas haverá mudança de auditório, o que também será informado por aqui.
Em caso de dúvidas, envie um e-mail para seminario.medicalizacao@gmail.com

Compartilhar:
voltar
Topo