Notícias

  • 5
  • fev
  • 2018

Roda de conversa discute gestão das emoções e mudanças de hábitos

Para promover uma confraternização e compartilhamento de emoções afetivas entre todos os servidores, a Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (2), no auditório, Prévia Carnavalesca da SMS promovido pelo Departamento de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGTES) e organizado pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador do SUS (NSTS).

A confraternização iniciou com a roda de conversa, “Saúde Mental: Gestão das Emoções e Mudança de Hábitos”, prática integrativa voltada aos servidores da SMS, como forma de proposição de diálogo a respeito da saúde mental, corporal e emocional.

A roda de conversa, alusiva ao “Janeiro Branco” – que teve o objetivo de mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre o tema e fazendo com que a saúde mental seja vista como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar para toda a sociedade – foi mediada por Rodrigo de Oliveira, psicólogo do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e conselheiro do Conselho Regional de Psicologia (CRP-RN), que propiciou aos participantes a socialização de ideias em torno do tema.

“A intenção é gerar o debate acerca da gestão de sentimentos, que serve como base para que possamos realizar uma reflexão integrativa no que tange ao cuidado emocional e ao processo de autopercepção no contexto da saúde mental”, observou Rodrigo.

Rodrigo explicou que para se ter o equilíbrio e a paz emocional devemos fazer a higiene de maneira integral. “Precisamos fazer a higiene do corpo, do local que vivemos, que trabalhamos e a higiene de nossas emoções negativas de nossas caixas no consciente e inconsciente. Essas caixas levaremos para todos os lugares, todos os momentos de nossas vidas”

O evento contou com a participação na organização do Setor de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (SGTES) e do Departamento de Atenção Básica (DAB) da SMS. Ao final do encontro, os servidores se divertiram no frevo carnavalesco, integrando todos os setores.

Com informações, PMN.

Compartilhar:
voltar
Topo