Cancelamento de Inscrição

Conforme o Artigo nº 11 da Resolução CFP nº 003/2007,
o psicólogo poderá
 requerer o Cancelamento de sua Inscrição desde que:

 

  1. I) Não esteja respondendo a processo ético;
  2. II) Não esteja exercendo a profissão.

Para requerer o cancelamento, o Psicólogo deverá observar os seguintes passos:

  1. Primeiro, marcar entrevista com um membro da equipe do CRP-17/RN que poderá ser feito através do e-mail: orientacao@crprn.org.br ou cof@crprn.org.br ;
  2. Após, deverá preencher a documentação necessária que deverá ser apresentada, preenchida e assinada, na ocasião da entrevista. (Requerimento e ficha de exposição de motivos).
  3. Para não mais efetuar o pagamento do ano vigente, o processo de cancelamento deverá ser feito durante o mês de janeiro. Se for feito depois, implicará no pagamento proporcional da respectiva anuidade.
  4. Deixar a carteira de identidade profissional – CIP ORIGINAL (ou BO, caso tenha perdido).
  5. Não estar respondendo processo ético.
  6. Não estar exercendo a profissão de psicólogo, apresentando documento comprobatório:

Cópia da baixa do alvará de localização e imposto sobre serviço (ISS) da Prefeitura (no caso de profissional autônomo);

Cópia da Carteira de Trabalho – CTPS;

Declaração do empregador, em caso de mudança de função (de que a nova função não tenha a ver com a psicologia – não implica em atividades de psicologia ou pré-requisito ou enquadramento como psicólogo);

Declaração do local de trabalho do profissional, informando a sua área de atuação, além de declaração de próprio punho, afirmando que não exerce e não tem pretensões de exercer a profissão de psicólogo.

  1. Assinar documento de estar ciente de que o título de psicólogo não poderá ser utilizado após o cancelamento, ficando apenas como graduado (a) em psicologia e não mais como psicólogo (a).
  2. O retorno ao exercício da profissão exige efetuar a imediata reativação da inscrição profissional no CRP, que correrá os trâmites legais.